Pedagogia Montessori

Nossa proposta pedagógica está sedimentada nos pressupostos filosóficos do sistema Montessori de Ensino.

Maria Montessori foi a primeira mulher italiana a formar-se em medicina. Ela foi uma das grandes pioneiras nas pesquisas sobre o desenvolvimento da criança. O sistema educacional criado, a partir de seus estudos e experiências, no início do século XX, está difundido e utilizado em muitos países do mundo, espalhado por todos os continentes.

“Eu estudei a criança. Foram minhas observações, pesquisas e conclusões sobre o que a criança expressou que serviram de base para o que é chamado de método montessori.”  (Maria Montessori)

Principais características do método:

“O homem nasce quando sua alma se sente a si própria , se fixa, se orienta, escolhe...”  (Maria Montessori)

Liberdade: Os alunos exercitam suas escolhas nas oportunidades diárias de escolher os materiais e atividades, dedicando-se a uma tarefa de acordo com seu ritmo e aprendendo a perceber e respeitar o outro e o ambiente.

“O Homem é tanto mais livre quanto maior for a sua capacidade de escolher as coisas que lhe fazem bem.”
(Maria Montessori)

Ambiente: Ele precisa ser ordenado, limpo, arejado e tranqüilo, isso conduz o aluno à organização interna e ao silêncio criador.
Num ambiente preparado, de acordo com a necessidades do aluno, este aprende a se desenvolver por si mesmo, guiado por suas potencialidades inatas.

“A normalização oferece condições para que a criança encontre o silêncio interior”. 
(Maria Montessori)

Normalização: É o primeiro passo da educação e se constitui essencialmente na autodisciplina. O aluno normalizado apresenta disciplina espontânea, desenvolve o trabalho com alegria e busca ajudar o outro.

Normalização é o equilíbrio entre o corpo e o psíquico, através da qual o aluno assume conscientemente seu trabalho e é capaz de atitudes tranqüilas e harmoniosas.

Educação para a vida: No Sistema Montessori sempre houve uma preocupação: que tudo o que se aprenda seja direcionado para a vida, começando pela reprodução de situações da realidade dentro da escola. Ao longo de todas as etapas educacionais está presente o objetivo de transmitir ao aluno a visão prática do que está aprendendo, aplicando sempre o conteúdo ao cotidiano.

Formar cidadão crítico, participativo, reflexivo e consciente do seu papel social, capaz de gerenciar seu próprio conhecimento é uma missão do Sistema Montessori.

Papel do Educador: O Educador montessoriano é um facilitador das conquistas dos alunos. Ele não é o detentor da sabedoria, mas sim aquele que estará ajudando o aluno a descobrir por ele mesmo a aprender fazendo. Ele ajuda o aluno na tomada de consciência de seu ambiente, na opção de suas atividades, na relação com o meio e com os outros. É um mediador, incentivando a conquista da independência.

 

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